A Harmonização Facial trata-se de uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que promove um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza a este rosto ou até mesmo apenas realça caraterísticas já existentes.
O trabalho inicia-se a partir de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e mais proporcional.
Em geral, primeiro é necessária uma avaliação com um médico especialista para que ele possa identificar os objetivos do paciente, ou seja, quais as áreas do rosto que lhe causam desconforto e indicar quais os procedimentos e técnicas mais adequados para o caso. Após essa definição, é iniciada a realização dos procedimentos, respeitando sempre o tempo necessário de intervalo entre as sessões e a sensibilidade de cada organismo, para garantir a eficácia dos resultados e a segurança do paciente.
A combinação dos procedimentos é personalizada para cada paciente, a fim de alcançar os objetivos individuais de cada um e potencializar seus resultados. No entanto, dentre as principais técnicas utilizadas na Harmonização Facial, é possível destacar o preenchimento que realiza a aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos da face, além dos métodos para reduzir as rugas e proporcionar maior contorno e definição às maçãs do rosto, assim como, a proporcionalidade integral do rosto.
De forma geral, o tratamento é minimamente invasivo, ou seja, oferece o mínimo dano ao paciente, agindo em camadas mais superficiais da pele. Em alguns casos, conforme a sensibilidade de cada paciente, o procedimento pode ser realizado com cremes anestésicos. Com isso, a Harmonização Facial é considerada um procedimento seguro e eficaz, quando realizado por um médico especializado, e não interfere na rotina do paciente.
Não existe um valor fixo para a Harmonização Facial, visto que a definição das técnicas e procedimentos que serão realizados influenciam diretamente no orçamento final. Em geral, é indicado que o paciente procure a avaliação de um médico especialista responsável, a fim de esclarecer suas dúvidas sobre o tratamento, identificar quais os métodos mais indicados e o número de sessões necessárias para o seu caso.
Através de uma análise da face, respeitando suas distâncias e ângulos, serão indicados preenchimentos em determinadas áreas, com a finalidade de dar mais equilíbrio e simetria a face valorizando sua beleza natural, seguindo seus padrões próprios de anatomia, sem exageros ou mudanças radicais.
Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio (dependendo da área a ser trabalhada) realizamos a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas.
Em torno de 30 minutos, dependendo as áreas que precisarão ser trabalhadas.
Sim. Haverá um pouco de inchaço, mas que não te impedirão se executar suas tarefas diárias.
Imediatamente, porém aguardamos de 15 a 30 dias para uma nova avaliação e algum acréscimo de produto poderá ser necessário quando todo o edema regredir.
A harmonização facial é indicada para pessoas que desejam proporcionar mais equilíbrio às partes do rosto, tornando todo o conjunto mais estético ao valorizar sua beleza natural.
Assim, esse procedimento é indicado para corrigir desproporções e desarmonias em áreas como mandíbula, mento (queixo), maçãs do rosto, lábios e supercílio sem promover mudanças radicais.
Além disso, a harmonização do rosto é recomendada para homens e mulheres que estão se sentindo incomodados com as mudanças que se acumulam com o passar do tempo, como a perda de volume facial, as rugas e a flacidez.
Como funciona a harmonização facial
A primeira etapa da harmonização do rosto é a análise da face para determinar os traços que precisam ser modificados para que todo o conjunto se torne mais proporcional. Nessa análise, são avaliados alguns aspectos de cada parte do rosto, por exemplo:
Conheça as principais técnicas que podem ser utilizadas na harmonização do rosto:
Por ser um tratamento não cirúrgico, a harmonização do rosto tem uma recuperação relativamente simples e rápida. Em função do uso das agulhas e demais técnicas, é normal haver um pouco de inchaço, mas não há necessidade de se afastar do trabalho.
Dependendo dos procedimentos, também pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.
As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar.
As mudanças já são perceptíveis no fim do procedimento, mas é necessário aguardar de 15 dias para que todo o inchaço seja reabsorvido para fazer uma avaliação completa e realizar eventuais retoques se necessário.
Os tratamentos estéticos oferecem resultados temporários, e isso se reflete na combinação de técnicas empregadas na harmonização facial. Os efeitos da toxina botulínica, por exemplo, duram de 3 a 6 meses.
Já no caso dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, duram de 6 a 12 meses, podendo se estender dependendo da substância utilizada.