Existem dois tipos de facetas dentais: a faceta de resina e a de porcelana, que são muito utilizadas para corrigir imperfeições em um ou mais dentes. Apesar de serem materiais que têm uma coloração idêntica à cor dos dentes, a resina e a porcelana têm características diferentes.
A resina composta é um material muito utilizado em restaurações dentárias, pois tem um custo acessível e boa durabilidade. Já a cerâmica (ou porcelana) é muito utilizada para tratamentos com lentes de contato, facetas, para a confecção de prótese sobre implantes e para restaurações.
Não existe apenas uma indicação, são várias:
Para ilustrar as indicações das facetas, quero que você olhe para esta foto por exemplo. Conseguiu ver algo de errado?
Vamos lá, existem alguns problemas estéticos:
Ou seja, em apenas um caso, o paciente apresentou várias das indicações para o tratamento.
Com isso já sabemos que ele precisa realizar as facetas. Porém, como saber qual material escolher, a faceta de resina ou a faceta de porcelana? Geralmente é possível escolher qualquer um dos dois tipos, cabe ao dentista apresentar os prós e contras de cada materiel conforme o seu caso. Além disso é possível antes de realizar as facetas de forma definitiva, fazer um ensaio restaurador, onde escolhemos a cor, e também dá uma boa ideia pro paciente do resultado final – clique aqui pra saber mais.
Neste exemplo abaixo temos um caso do dr Carlos Soliva, de uma paciente que teve um processo de desgaste dos dentes por bruxismo (ranger dentes a noite). E o dr Carlos realizou o tratamento, que envolveu praticamente todos os dentes, com facetas de resina. Além disso não foi realizado nenhum desgaste de dente, somente acréscimos de resina, sem sequer necessidade de anestesia.
Clique aqui para ver mais casos de antes depois!
Os tratamentos estéticos com o dr Carlos Soliva ainda contam com uma grande facilidade de pagamento, podendo ser parcelados em 12x no cartão ou boleto, sem juros!