Descrição: REABILITAÇÃO DINÂMICA E FUNCIONAL DOS MAXILARES
Curso Teorico Tecnica Maurício
Ministrador: Humberto Soliva
Datas: 29/08/2020 – Formato Online / Após este período ainda é possível se inscrever para ter o acesso a aula gravada.
Esta técnica, totalmente brasileira, desenvolvida pelo prof. Dr. Maurício Vaz de Lima, na década de 60 e consiste em aparelhos ortopédicos funcionais com a finalidade de tratar ORTOPEDICAMENTE a maior parte dos problemas relacionados à má-posição dos dentes, consequentemente normalizando e harmonizando a oclusão e as funções do sistema estomatognático.
A técnica criada pelo prof. Maurício trabalha basicamente sobre crescimento ósseo dos maxilares, evitando com isto a necessidade de se extrair dentes como os pré-molares, para fazer o alinhamento nas arcadas dentárias, favorecendo o aumento do “perímetro ósseo” permitindo a presença até dos terceiros molares.
Utiliza basicamente aparelhos constituídos de um corpo de acrílico o qual será encapsulado aos dentes, sendo esta sua principal característica diferencial, por não utilizar grampos de retenção, pois o encapsulamento proporciona retenção suficiente para transmitir a força motriz dos tornilhos ou parafusos ao osso alveolar, sendo que a cápsula de acrílico evita também excessivas inclinações axiais dos dentes que estão sendo estimulados.
Podemos introduzir uma série de recursos auxiliares, tais como mordidas construtivas, que melhoram a postura mandibular centralizando seu posicionamento. Outros recursos tais como resortes, arcos de Hawley e de progenia também são utilizados com freqüência para acelerar o alinhamento e posição das arcadas.
Também temos a possibilidade de adicionar recursos intermaxilares, como veremos no decorrer de nosso módulo, sendo a utilização de elásticos para CL III, fios mais flexíveis, botões colados aos dentes e mesmo polímeros termoplásticos como acetato com objetivo de encontrar mais facilmente o equilíbrio do sistema estomatognático.
Portanto é um tipo de tratamento baseado em resina acrílica ou polímeros termoplásticos e tornilhos expansores; indolor e rápido, utilizando recursos da ortopedia funcional. Com isto o custo material fica extremamente baixo e a eficácia substancialmente aumentada, sem limites de idade.
A técnica de RDFM é portanto primariamente Dinâmica, sendo funcional por conseqüência.
Indicação: Distalizar segmentos de arcadas, fazer expansão de osso basal e alveolar, promover disjunção palatina lenta, avançar pré-maxila, modificar a angulação dos incisivos, levantar a dimensão vertical e posicionar corretamente a mandíbula.
Possibilidade Terapêutica:
Resolver 95% das maloclusões em pacientes com idade ideal de tratamento.
Em caso de quebras são mais fáceis de serem reparados.
Estimula crescimento ósseo fazendo modelagem no osso basal, alveolar e suturas.
Remodelagem das curvas de compensação e balanceio oclusal.
Fazer movimento de coroa e raiz, com o mínimo de pendulação.
Utiliza forças descontínuas, muito menos lesivas.
Não provocam descalcificação nem cáries ou problemas periodontais.
Também pode ser utilizada em pacientes adultos e como preparatório para reabilitação oral.
Acompanhando a moderna tendência da odontologia, cujo tema principal é a prevenção, esta tecnologia procura atuar o mais cedo possível. Com um arsenal terapêutico que facilita muito a utilização por parte dos pacientes, bem como a construção dos aparelhos pelos próprios profissionais.
No decorrer de nosso curso, veremos, muitos dos recursos utilizados para detectar e tratar tais situações que desestabilizam o sistema estomatognático.
Ministrador: Humberto Soliva
Matricúla: R$ 150,00
Investimento: R$ 375,00