Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.
Higiene adequada durante a infância significa limpar a boca do bebê com água e algodão e, especialmente, evitar massas, alimentos e bebidas que contenham flúor. Isso é porque o excesso pode causar manchas na superfície dos dentes.
Saiba um pouco mais sobre o problema e os cuidados necessários com os dentes da criança:
O que é a Fluorose dentária?
É uma anomalia causada pelo uso excessivo e prolongado de fluoreto durante a infância. É constituída por coloração que varia desde branco para castanho devido à destruição do esmalte dos dentes. Esta condição pode apresentar-se como leve, moderada ou grave e pode ocorrer tanto em dentes decíduos e permanentes.
Qual é o período de maior risco?
Especialistas dizem que as crianças menores de seis anos são mais propensas a ingestão prolongada de fluoreto, uma vez que são muitas vezes incapazes de lidar adequadamente com cremes dentais e controlar o uso do flúor em outros alimentos. Enquanto isso geralmente acontece durante a dentição, o consumo excessivo de flúor pode fazer com que dentes permanentes nasçam com manchas ou descoloridos.
As manchas são permanentes?
Uma vez que o fluoreto é parte de esmalte, não pode ser removido. Hoje você pode encontrar uma série de tratamentos de beleza para minimizar ou eliminar o problema. Estes tratamentos incluem clareamento dos dentes ou até mesmo coroas inteiras. A coisa mais importante é ir ao dentista para determinar o melhor tipo de intervenção, em função do grau de fluorose e idade do paciente.
Como a fluorose dentária pode ser prevenida?
O flúor é basicamente obtido através de alimentos, água, suplementos vitamínicos e cremes dentais. Em algumas partes do mundo fontes naturais de água contêm níveis muito mais elevados de flúor que o desejável. Por isso é necessário obter informações sobre a quantidade de flúor que a água em sua região tem para evitar o consumo excessivo.
Além disso, os especialistas recomendam usar cremes dentais especiais para crianças, feitos com ingredientes naturais e sem flúor. Devemos ler as dicas de composição e de utilização a garantir que os produtos são adaptados à ingestão oportuna pelo bebê.
Fonte: blog do dentista