Ligação entre periodontite com doença renal crônica

Nova pesquisa revela que os pacientes com doença renal crônica, e que também possuem doença gengival grave ou periodontite, têm um maior risco de morte comparado aos pacientes com doença renal crônica e gengivas saudáveis.

O estudo – conduzido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido e publicado no Journal of Clinical Periodontology – fornece mais provas de uma ligação entre saúde bucal e doenças crônicas, dizem os autores.

Segundo Iain Chapple, um professor em periodontia, devemos estar cientes de que a saúde bucal não é apenas sobre os dentes, e acrescenta:

“A boca é a porta de entrada para o corpo, e não um órgão separado, e é o ponto de acesso para que as bactérias entrem na corrente sanguínea pelas gengivas.”

Ele e seus colegas analisaram dados de 13,734 pessoas que vivem nos EUA, e que participaram no Inquérito Third National Health and Nutrition Examination Survey.

Eles encontraram 861 (6%) dos participantes da amostra tinham doença renal crônica, e eles eram tipicamente acompanhados por 14 anos.

Comparável ao efeito de diabetes

Os pesquisadores então avaliaram as ligações entre a periodontite e mortalidade em pessoas com doença renal crônica, e os comparou com a ligação entre mortalidade e outros fatores de risco em pessoas com doença renal crônica, como diabetes.

Após o ajuste para o efeito de outros fatores em potencial que influenciam, a equipe descobriu que durante 10 anos, a taxa de morte por qualquer causa entre os participantes da pesquisa com doença renal crônica, sem periodontite foi de 32%, enquanto que com periodontite foi de 41%.

Isto é comparável ao efeito da diabetes. A mortalidade após 10 anos em participantes com doença renal crônica, sem periodontite subiu de 32% em não-diabéticos para 43% nos diabéticos, observam os autores.

A periodontite é uma grave, crônica, uma infecção da gengiva não transmissíveis que danifica o tecido mole e osso que suporta os dentes. É a sexta doença humana mais comum e afeta cerca de 11,2% da população do mundo.

Os pesquisadores observam que a doença renal e outras doenças não transmissíveis estão se tornando mais comum – em parte porque a população mundial está a envelhecer, estilos de vida são cada vez menos fisicamente ativos e dietas mais refinadas.

O aumento dessas doenças está aumentando os custos globais da carga de doenças e cuidados de saúde: evidência sugere que 92% dos idosos têm agora pelo menos uma doença crônica.

Prof. Chapple explica que muitas pessoas que têm a doença gengival mas não sabem. Talvez eles percebem um pouco de sangue em sua saliva quando escovam os dentes. No entanto, se eles não têm este check-out, eles podem estar inadvertidamente elevando o risco de doença para o resto do corpo.

A equipe agora está olhando mais de perto a relação entre doença gengival e doença renal, para ver se o link é uma coincidência ou se a doença gengival provoca alguma doença renal.

Se for estabelecida uma conexão causal, então eles vão querer abordar a questão de saber se o tratamento de doenças gengival, melhorando a saúde bucal, evoluiiv as perspectivas para pacientes com doença renal.

Prof. Chapple conclui:

“Pode ser que o diagnóstico da doença gengival possa proporcionar uma oportunidade para a detecção precoce de outros problemas, em que profissionais de medicina dentária possam vir a adotar uma abordagem específica, baseada no risco para a triagem para outras doenças crônicas.”

Enquanto isso, Medical News Today relatou recentemente progressos no desenvolvimento de um teste de saliva para identificar câncer que está prestes a ser testado em pacientes humanos.