Contaminação das escovas dentais em banheiros

Dados confirmam que há transmissão de coliformes fecais em banheiros em comum da Universidade Quinnipiac, e que escovas de dentes pode servir como um vetor para a transmissão de organismos potencialmente patogênicos. Esta pesquisa foi apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia.

“A principal preocupação não é com a presença de sua própria matéria fecal em sua escova de dentes, mas sim quando uma escova de dentes está contaminada com matéria fecal de outra pessoa, que contém bactérias, vírus ou parasitas que não fazem parte de sua flora normal”, disse Lauren Aber, MHS (Graduate Student, Universidade Quinnipiac). Microorganismos potenciais que podem ser introduzidos são bactérias entéricas e Pseudomonas. Bactérias entéricas são uma família de bactérias, Enterobacteriaceae, que são conhecidos por serem da flora normal encontrada no intestino. Eles também são conhecidos por fermentar glicose, por não conseguirem conter citocromo em um teste de oxidase, e muitos podem reduzir os nitratos a nitritos. Grupo de bactérias Pseudomonas são hastes aeróbicos gram-negativos comumente encontrados em solo, água, plantas e animais. Eles são parte da flora normal do intestino e também estão presentes na pele dos seres humanos.

Todas as escovas de dentes foram coletadas de participantes usando banheiros em comum, com uma média de 9,4 moradores por banheiro. Independentemente do método de armazenamento, pelo menos, 60% das escovas de dentes foram encontradas com contaminação por coliformes fecais. Não houve diferenças observadas na eficácia dos métodos de descontaminação entre a água fria, água quente ou lavagem com anti-séptico bucal e 100% de escovas de dentes regularmente lavados com anti-séptico bucal teve crescimento em agar MacConkey, indicando contaminação fecal (n = 2).

Coliformes fecais foram vistos em 54,85% de escovas de dentes, que foram observados em estudos anteriores. Há uma chance de 80% de que os coliformes fecais vistos nas escovas de dentes vieram de outra pessoa utilizando o mesmo banheiro.

“Usar uma capa de escova de dentes não protege uma escova de dentes de crescimento bacteriano, mas, na verdade, cria um ambiente onde as bactérias são mais adequados para crescer, mantendo as cerdas úmida, e não permitindo que a cabeça da escova de dentes seque entre os usos”, disse Aber.

“Melhores práticas de higiene são recomendados para os estudantes que compartilham banheiros, tanto no armazenamento de sua escova de dentes, quanto na higiene pessoal”, disse Aber. Recomenda-se também seguir as recomendações da American Dental Association para a higiene da escova de dentes. – vamos postar em breve uma nova newsletter sobre este assunto!

Escovas de dentes são uma fonte de contaminação conhecida. Desde a década de 1920 os cientistas suspeitam que a re-utilização de escovas de dentes pode ser uma possível fonte de infecção na cavidade oral. Existem várias fontes potenciais de contaminação da própria escova de dentes; escovas de dentes armazenada aberta no banheiro são especialmente vulneráveis ​​à contaminação com material do vaso sanitário ou contaminação de outros ocupantes. Higienização e práticas de armazenagem de uma escova de dentes são muito importantes para evitar as bactérias potenciais presentes numa escova de dentes.

Fonte: site medical news today